Já migrou seu site para o Analytics 4? Não perca tempo!O Google Analytics Universal no formato que conhecemos e amamos está com os dias contados! A partir de 1º de julho de 2023, somente existirá o Google Analytics 4, ou GA4.O Google Analytics Universal é uma ferramenta gratuita para acompanhamento e análise de dados do seu site. Coisas como quantos acessos você tem, quantas pessoas executaram ações no seu site, quanto tempo a maioria dos usuários permaneceu no seu site, dentre tantas outras funções. Há também uma versão paga, com alguns recursos a mais, chamada de Google Analytics 360. É um recurso importantíssimo para os profissionais de marketing digital. E todo mundo que deseja saber onde está errando no site e como aumentar os acessos e vendas online pode usar essa ferramenta com facilidade.
Não se trata de uma ferramenta nova, a primeira versão foi lançada em 2005. Desde então o mundo mudou, e a ferramenta passou por várias atualizações. Em 2013, o Google lançou a versão Universal, que é a mais recente. Contudo, há 10 anos, a internet era bem diferente… E por isso surgiu a necessidade de uma revolução no Google Analytics!
Quais as principais mudanças da versão Universal para a versão 4?
Bem, são muitas, mas aqui vão as principais:
Privacidade:
O Google Analytics 4 foca muito mais na privacidade do usuário, partindo do princípio que o dado pertence à ele, e não ao site que ele acessou. A ideia é manter dados importantes para o marketing digital, mas sem armazenar cookies (que alias, vão acabar!), tendo um modelo que se baseia em eventos para medir as ações dos usuários, diferente do que ocorre na versão Universal.
Inteligência Artificial
O Analytics 4 é a ferramenta do futuro, que utiliza IA para criar previsões aprofundadas sobre o comportamento dos usuários nos sites. Com isso, é possível ter dados precisos sem a necessidade dos cookies, mantendo a privacidade dos usuários intacta.
Análise em mais de uma plataforma
Além disso, com o Analytics 4 é possível uma análise multiplataforma. É isso mesmo, você consegue analisar dados de sites e aplicativos! Isso é muito positivo, já que atualmente a grande maioria das lojas tem aplicativos. Com a nova versão do Analytics, você consegue ter noção dos dados do site e do aplicativo com muito mais facilidade e consistência.
Integração com o Google Ads
Nessa nova versão do Google Analytics, é possível integrar os dados do Google Ads, facilitando MUITO a análise das campanhas de marketing. Essa é uma das vantagens mais interessantes para o pessoal do marketing digital, porque proporciona um relatório mais preciso sobre o caminho que o usuário está percorrendo para chegar no site e realizar uma compra.
Modelo baseado em eventos
O Google Analytics Universal seguia um modelo baseado em “hits”. Agora, na versão atual, é possível cadastrar eventos para verificar qual é a frequência que os usuários o realizam no site, além de alguns que já são analisados automaticamente. Esses eventos ajudam a entender o que o usuário faz no site, como cliques, rolagens, pesquisas, downloads… E a partir daí é possível definir coisas como onde colocar o botão de Call to Action.
Apesar destas vantagens, algo que pode não ser tão agradável assim é a interface da plataforma, que mudou bastante. Se você é como nós, e acaba se perdendo quando o aplicativo do banco troca o botão de pagar a fatura de lugar, talvez seja interessante fazer a transição o quanto antes!
Como migrar e configurar o GA4?
Se você começou a usar o Analytics antes de 14/10/2020, certamente você precisará fazer a migração e algumas configurações. Agora, se você começou a usar o Analytics depois desta data, é bastante provável que você já esteja usando a versão GA4.
A migração pode ser feita através do site analytics.google.com, e é bem simples e intuitiva.
Contudo, como a plataforma nova exige algumas configurações mais específicas, a Ojutu está aqui para ajudar!
Sabemos que nem todos entendem muito bem dessa coisa de dados e configuração voltada ao marketing digital. Mas a gente entende sim, e podemos te ajudar com isso!
Desde a configuração até um tutorial para você continuar usando o Google Analytics 4 com todo o potencial que ele tem para impulsionar suas vendas.
O Google Analytics Universal é uma ferramenta gratuita para acompanhamento e análise de dados do seu site. Coisas como quantos acessos você tem, quantas pessoas executaram ações no seu site, quanto tempo a maioria dos usuários permaneceu no seu site, dentre tantas outras funções. Há também uma versão paga, com alguns recursos a mais, chamada de Google Analytics 360. É um recurso importantíssimo para os profissionais de marketing digital. E todo mundo que deseja saber onde está errando no site e como aumentar os acessos e vendas online pode usar essa ferramenta com facilidade.
Não se trata de uma ferramenta nova, a primeira versão foi lançada em 2005. Desde então o mundo mudou, e a ferramenta passou por várias atualizações. Em 2013, o Google lançou a versão Universal, que é a mais recente. Contudo, há 10 anos, a internet era bem diferente… E por isso surgiu a necessidade de uma revolução no Google Analytics!
Quais as principais mudanças da versão Universal para a versão 4?
Bem, são muitas, mas aqui vão as principais:
Privacidade:
O Google Analytics 4 foca muito mais na privacidade do usuário, partindo do princípio que o dado pertence à ele, e não ao site que ele acessou. A ideia é manter dados importantes para o marketing digital, mas sem armazenar cookies (que alias, vão acabar!), tendo um modelo que se baseia em eventos para medir as ações dos usuários, diferente do que ocorre na versão Universal.
Inteligência Artificial
O Analytics 4 é a ferramenta do futuro, que utiliza IA para criar previsões aprofundadas sobre o comportamento dos usuários nos sites. Com isso, é possível ter dados precisos sem a necessidade dos cookies, mantendo a privacidade dos usuários intacta.
Análise em mais de uma plataforma
Além disso, com o Analytics 4 é possível uma análise multiplataforma. É isso mesmo, você consegue analisar dados de sites e aplicativos! Isso é muito positivo, já que atualmente a grande maioria das lojas tem aplicativos. Com a nova versão do Analytics, você consegue ter noção dos dados do site e do aplicativo com muito mais facilidade e consistência.
Integração com o Google Ads
Nessa nova versão do Google Analytics, é possível integrar os dados do Google Ads, facilitando MUITO a análise das campanhas de marketing. Essa é uma das vantagens mais interessantes para o pessoal do marketing digital, porque proporciona um relatório mais preciso sobre o caminho que o usuário está percorrendo para chegar no site e realizar uma compra.
Modelo baseado em eventos
O Google Analytics Universal seguia um modelo baseado em “hits”. Agora, na versão atual, é possível cadastrar eventos para verificar qual é a frequência que os usuários o realizam no site, além de alguns que já são analisados automaticamente. Esses eventos ajudam a entender o que o usuário faz no site, como cliques, rolagens, pesquisas, downloads… E a partir daí é possível definir coisas como onde colocar o botão de Call to Action.
Apesar destas vantagens, algo que pode não ser tão agradável assim é a interface da plataforma, que mudou bastante. Se você é como nós, e acaba se perdendo quando o aplicativo do banco troca o botão de pagar a fatura de lugar, talvez seja interessante fazer a transição o quanto antes!
Como migrar e configurar o GA4?
Se você começou a usar o Analytics antes de 14/10/2020, certamente você precisará fazer a migração e algumas configurações. Agora, se você começou a usar o Analytics depois desta data, é bastante provável que você já esteja usando a versão GA4.
A migração pode ser feita através do site analytics.google.com, e é bem simples e intuitiva.
Contudo, como a plataforma nova exige algumas configurações mais específicas, a Ojutu está aqui para ajudar!
Sabemos que nem todos entendem muito bem dessa coisa de dados e configuração voltada ao marketing digital. Mas a gente entende sim, e podemos te ajudar com isso!
Desde a configuração até um tutorial para você continuar usando o Google Analytics 4 com todo o potencial que ele tem para impulsionar suas vendas.