Como funcionam os sites de uma página – os One Page

Um modelo de site que vem crescendo nos últimos tempos é o One Page, os site de uma página com as informações relevantes de um negócio.

Um modelo de site que vem crescendo bastante nos últimos tempos é o One Page. Como o próprio nome traduzido do inglês nos diz, são sites que têm somente Uma Página. Esse modelo de site possui apenas uma página que contém todas as informações relevantes de um negócio ou produto.

Landing Pages e Hostsites

Algumas empresas maiores utilizam sites no modelo One Page para divulgar um produto ou promoção específicos. Nestes casos, são chamados de “Landing Pages”, que tem como principal objetivo converter acessos em compras. São páginas totalmente focadas em fazer com que o usuário compre o produto.

Este tipo de página tem uma estrutura simples: um cabeçalho que deixe claro qual é a empresa e seus contatos. Na sequência, apresenta de forma objetiva e clara o produto que se deseja vender, alguns detalhes importantes sobre ele. Por fim, temos a seção chamada “Call To Action”, que é onde está o objetivo final do site. É onde a pessoa pode efetivamente comprar o produto, ou seja, realizar a ação desejada pela empresa.

Sites de uma página só também podem ser utilizados como hostsites. Esse modelo é provisório, utilizados quando o site principal está passando por alguma manutenção ou atualização. Servem geralmente como um aviso para o usuário que logo aquele site retornará a funcionar. A estrutura deste tipo de site é ainda mais simples, incluindo apenas o aviso que se deseja passar ao usuário.

Vantagens dos sites One Page

Apesar dessa utilidade menos complexa para as empresas maiores, um pequeno negócio pode se beneficiar com um site One Page. Veja as maiores vantagens dos sites de uma página para os negócios que ainda estão começando:

Novos clientes

Quando um negócio é divulgado somente através das redes sociais, o alcance do produto ou serviço fica restrito aos seguidores da página. É muito importante sim divulgar o seu negócio nas redes sociais, mas quando este é o único meio de publicidade, conquistar novos clientes fica quase impossível.

Isso porque para encontrar as suas páginas em redes sociais, os usuários precisam buscar precisamente o nome do seu negócio (e algumas vezes nem assim o seu perfil vai aparecer na primeira página de pesquisas no Google).

Mecanismos de buscas

Uma pequena empresa que comercializa itens de decoração, por exemplo, e divulga seu trabalho somente em redes sociais, não atingirá aquele cliente que está decorando sua casa, e pesquisou no Google por itens de decoração. Este cliente inevitavelmente entrará nos sites disponíveis no Google, que possuem imagens de seus produtos, opiniões de outros compradores, contatos disponíveis para negociação e compra…

Aumento nas vendas

Apesar de normalmente os sites de uma página não permitirem que os usuários realizem suas compras, como acontece com os ecommerces, permite que o usuário divulgue seu conteúdo, que seja visto por mais pessoas, consequentemente aumentando suas vendas.

Como o SEO pode ajudar os sites One Page

Se o objetivo for atrair mais clientes através de buscas orgânicas nos mecanismos de buscas, um site com uma página da Ojutu pode ajudar muito. Com o SEO local, os sites One Page podem ser os primeiros a aparecer nas buscas de usuários mais próximos.