Análise de SEO: o que é?Neste artigo, vamos falar um pouco sobre a análise de SEO. O que é, como é feita, o que é levado em consideração, enfim, o que torna essa análise possível e necessária.SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, ou Motor de Otimização de Buscas. Ou seja, SEO é uma forma de fazer com que seu site seja um dos primeiros resultados para certas palavras-chave nos mecanismos de buscas.
Certo, mas e qual é a importância de aparecer nas primeiras páginas dos mecanismos de buscas? Oras, a visibilidade, é claro! Mais de 25% dos usuários do Google clicam no PRIMEIRO resultado que aparece na busca. Enquanto isso, cerca de 75% jamais passa da primeira página para escolher um resultado. Assim, se você aparece somente lá nas páginas 3, 4, 5…, você jamais será encontrado!
Mecanismos de buscas
Apenas esclarecendo, mecanismos de buscas são os sites como Google, Bing e Yahoo. Eles permitem que qualquer usuário digite algumas palavras e encontre resultados relacionados ao que está procurando. Cada mecanismo de buscas tem suas próprias preferências por resultados, por isso buscar a mesma palavra em diferentes sites de buscas pode gerar diferentes resultados. O mecanismo de buscas mais utilizado no mundo é o Google. Por isso, aparecer nas primeiras posições em buscas orgânicas pode não ser tão simples assim.
Sabe quando você procura “análise de SEO” no Google, e os três primeiros resultados vem acompanhados da palavra “Anúncio” em negrito?
Nestes casos, a empresa dona do site utilizou algo como Google Ads, pagando uma quantia para que seu resultado tenha destaque nas buscas daquelas palavras-chave. É uma tática boa, que não envolve Análise de SEO, mas custa caro. Não há um valor definido, mas para se manter sempre no topo, é necessário um valor diário, que seja maior que o que a concorrência está pagando.
Buscas orgânicas
O que são buscas orgânicas? São aquelas buscas que os usuários fazem diretamente no Google, e clicam em resultados que não são anúncios pagos. Para que seja possível aparecer na primeira página do Google sem precisar pagar anúncios soa interessante, já que pode gerar uma alta conversão de cliques em compras do seu produto.
Agora, os resultados que vem depois dos anúncios, são sempre dos sites que seguem todas as milhares de regras para aparecer no topo. Bem, na verdade não são exatamente “regras”, porque dificilmente um site será banido do Google por não cumpri-las, mas é bem provável que vá perdendo posições, e acabe na página 18, que ninguém acessa desde mais ou menos 2001…
Então, se você tem um site e não encontra ele nas primeiras páginas quando busca pelo tipo de produto que vende, setor em que atua, ou qualquer coisa relacionada a sua empresa, o que fazer? É preciso realizar uma Análise de SEO!
Como começou o SEO
Como já mencionamos, SEO é um conjunto de regrinhas que precisam ser seguidas para fazer com que seu site apareça nas primeiras páginas dos mecanismos de buscas. Mas que regras são estas?
O Google, por exemplo, tem uma legião de robôs que reviram o site diariamente, lutando para fazer com que os resultados mais apropriados apareçam por primeiro. A intenção do Google aqui é simplesmente entregar ao usuário aquilo que ele procura. É por isso que o Google é o mecanismo mais utilizado de todos, porque entrega o que se procura!
Se no começo, lá nos anos 90, os mecanismos de buscas captavam somente as palavras-chave que foram buscadas pelo usuário dentro do conteúdo dos sites, para colocá-los como resultado, a partir de 1997, com a banda Jefferson Starship, isso começou a mudar.
O site banda aparecia em primeiro Google, mas de repente, caiu para a quarta posição. A partir disso, os administradores do site repetiram mais vezes o nome da banda dentro do site, o que fez com que ela subisse novamente para a primeira posição.
Essa coisa de repetir várias vezes a mesma palavra-chave acabou se tornando um problema para o Google, já que muitos sites mal-intencionados faziam isso para atrair cliques e espalhar vírus destrutivos. A partir disso, surgiram os milhares de robôs para analisar as várias regrinhas, garantindo bons resultados por primeiro!
Parâmetros levados em conta na analise de SEO
Certo, mãos na massa então! Quais são as regras que precisamos seguir para ter um bom resultado nos mecanismos de buscas?
Bom, são vários! Abaixo, vamos sitar apenas alguns dos mais importantes:
- Sitemap.
O sitemap é um arquivo que vai diretamente no código do seu site, que basicamente diz aos mecanismos de buscas exatamente como funciona seu site. Mostra todas as páginas e como elas estão relacionadas. Se você não tiver um sitemap, pode atender todos os outros parâmetros e ainda assim, não aparecerá nas primeiras páginas.
- Certificado SSL.
Este certificado garante aos usuários que seu site é seguro. Ter um certificado atualizado garante que o usuário acessará o site diretamente, sem receber aquele aviso de que o site não é seguro. Além disso, o Google dificilmente mostrará um site considerado inseguro nas primeiras páginas.
- Formatação das URLs.
Os robôs do Google gostam de URLs diretas, como por exemplo: https://nomedosite.com.br/blog/titulo-do-post
Qualquer coisa que fuja disso, e tenha muitos caracteres especiais, letras aleatórias e sem sentido, não é considerado interessante para o Google e nem para o usuário.
- Title tags e meta tags.
Quando fazemos uma busca, geralmente o título da página aparece em azul, e em baixo, em cinza, aparece um breve resumo sobre o que há dentro desta página. Hoje em dia é bastante simples incluir manualmente o título e o resumo que você quiser que apareça, e isso é bem importante. Deixar claro o que o usuário vai encontrar ao clicar no seu site é fundamental para aparecer nas primeiras páginas.
- Headings H1, H2, H3…
Essas “headings” H1, H2, H3… são inseridas no código do seu site, e ajudam os robôs a entender a hierarquia dos títulos e subtítulos do site, organizando melhor para eles e para os usuários a sua página.
Conclusão
Além dos itens citados acima, temos mais uma infinidade de parâmetros analisados pelo Google para manter seu site nas primeiras páginas, e para detalhar todos eles, precisaríamos de um livro! E acredite, escrever um livro sobre isso não é interessante, já que os robozinhos estão se atualizando todos os dias. Então se publicarmos um livro hoje, amanhã ele já estará desatualizado!
Por isso, o melhor a se fazer para manter o site nas primeiras páginas é, sem dúvidas, ter um especialista em SEO que ajude a manter seu site atendendo à todas as demandas do Google.
É claro que para isso, você pode contar com a OJUTU. Temos aqui uma equipe que está constantemente trabalhando para melhorar a análise de SEO, e entregar os melhores resultados. Com a Ojutu, você terá um relatório mostrando todos os pecados capitais cometidos pelo seu site, e como corrigir todos eles. Ah, e estas correções que muitas vezes incluem o código HTML do site, são feitas por nós mesmos, garantindo que tudo sairá exatamente como orientado.
Além disso, trazemos as melhores palavras-chave para seu negócio, para que você possa incluí-las no seu site de forma moderada e assertiva. Se interessou? Chama a gente!
SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, ou Motor de Otimização de Buscas. Ou seja, SEO é uma forma de fazer com que seu site seja um dos primeiros resultados para certas palavras-chave nos mecanismos de buscas.
Certo, mas e qual é a importância de aparecer nas primeiras páginas dos mecanismos de buscas? Oras, a visibilidade, é claro! Mais de 25% dos usuários do Google clicam no PRIMEIRO resultado que aparece na busca. Enquanto isso, cerca de 75% jamais passa da primeira página para escolher um resultado. Assim, se você aparece somente lá nas páginas 3, 4, 5…, você jamais será encontrado!
Mecanismos de buscas
Apenas esclarecendo, mecanismos de buscas são os sites como Google, Bing e Yahoo. Eles permitem que qualquer usuário digite algumas palavras e encontre resultados relacionados ao que está procurando. Cada mecanismo de buscas tem suas próprias preferências por resultados, por isso buscar a mesma palavra em diferentes sites de buscas pode gerar diferentes resultados. O mecanismo de buscas mais utilizado no mundo é o Google. Por isso, aparecer nas primeiras posições em buscas orgânicas pode não ser tão simples assim.
Sabe quando você procura “análise de SEO” no Google, e os três primeiros resultados vem acompanhados da palavra “Anúncio” em negrito?
Nestes casos, a empresa dona do site utilizou algo como Google Ads, pagando uma quantia para que seu resultado tenha destaque nas buscas daquelas palavras-chave. É uma tática boa, que não envolve Análise de SEO, mas custa caro. Não há um valor definido, mas para se manter sempre no topo, é necessário um valor diário, que seja maior que o que a concorrência está pagando.
Buscas orgânicas
O que são buscas orgânicas? São aquelas buscas que os usuários fazem diretamente no Google, e clicam em resultados que não são anúncios pagos. Para que seja possível aparecer na primeira página do Google sem precisar pagar anúncios soa interessante, já que pode gerar uma alta conversão de cliques em compras do seu produto.
Agora, os resultados que vem depois dos anúncios, são sempre dos sites que seguem todas as milhares de regras para aparecer no topo. Bem, na verdade não são exatamente “regras”, porque dificilmente um site será banido do Google por não cumpri-las, mas é bem provável que vá perdendo posições, e acabe na página 18, que ninguém acessa desde mais ou menos 2001…
Então, se você tem um site e não encontra ele nas primeiras páginas quando busca pelo tipo de produto que vende, setor em que atua, ou qualquer coisa relacionada a sua empresa, o que fazer? É preciso realizar uma Análise de SEO!
Como começou o SEO
Como já mencionamos, SEO é um conjunto de regrinhas que precisam ser seguidas para fazer com que seu site apareça nas primeiras páginas dos mecanismos de buscas. Mas que regras são estas?
O Google, por exemplo, tem uma legião de robôs que reviram o site diariamente, lutando para fazer com que os resultados mais apropriados apareçam por primeiro. A intenção do Google aqui é simplesmente entregar ao usuário aquilo que ele procura. É por isso que o Google é o mecanismo mais utilizado de todos, porque entrega o que se procura!
Se no começo, lá nos anos 90, os mecanismos de buscas captavam somente as palavras-chave que foram buscadas pelo usuário dentro do conteúdo dos sites, para colocá-los como resultado, a partir de 1997, com a banda Jefferson Starship, isso começou a mudar.
O site banda aparecia em primeiro Google, mas de repente, caiu para a quarta posição. A partir disso, os administradores do site repetiram mais vezes o nome da banda dentro do site, o que fez com que ela subisse novamente para a primeira posição.
Essa coisa de repetir várias vezes a mesma palavra-chave acabou se tornando um problema para o Google, já que muitos sites mal-intencionados faziam isso para atrair cliques e espalhar vírus destrutivos. A partir disso, surgiram os milhares de robôs para analisar as várias regrinhas, garantindo bons resultados por primeiro!
Parâmetros levados em conta na analise de SEO
Certo, mãos na massa então! Quais são as regras que precisamos seguir para ter um bom resultado nos mecanismos de buscas?
Bom, são vários! Abaixo, vamos sitar apenas alguns dos mais importantes:
- Sitemap.
O sitemap é um arquivo que vai diretamente no código do seu site, que basicamente diz aos mecanismos de buscas exatamente como funciona seu site. Mostra todas as páginas e como elas estão relacionadas. Se você não tiver um sitemap, pode atender todos os outros parâmetros e ainda assim, não aparecerá nas primeiras páginas.
- Certificado SSL.
Este certificado garante aos usuários que seu site é seguro. Ter um certificado atualizado garante que o usuário acessará o site diretamente, sem receber aquele aviso de que o site não é seguro. Além disso, o Google dificilmente mostrará um site considerado inseguro nas primeiras páginas.
- Formatação das URLs.
Os robôs do Google gostam de URLs diretas, como por exemplo: https://nomedosite.com.br/blog/titulo-do-post
Qualquer coisa que fuja disso, e tenha muitos caracteres especiais, letras aleatórias e sem sentido, não é considerado interessante para o Google e nem para o usuário.
- Title tags e meta tags.
Quando fazemos uma busca, geralmente o título da página aparece em azul, e em baixo, em cinza, aparece um breve resumo sobre o que há dentro desta página. Hoje em dia é bastante simples incluir manualmente o título e o resumo que você quiser que apareça, e isso é bem importante. Deixar claro o que o usuário vai encontrar ao clicar no seu site é fundamental para aparecer nas primeiras páginas.
- Headings H1, H2, H3…
Essas “headings” H1, H2, H3… são inseridas no código do seu site, e ajudam os robôs a entender a hierarquia dos títulos e subtítulos do site, organizando melhor para eles e para os usuários a sua página.
Conclusão
Além dos itens citados acima, temos mais uma infinidade de parâmetros analisados pelo Google para manter seu site nas primeiras páginas, e para detalhar todos eles, precisaríamos de um livro! E acredite, escrever um livro sobre isso não é interessante, já que os robozinhos estão se atualizando todos os dias. Então se publicarmos um livro hoje, amanhã ele já estará desatualizado!
Por isso, o melhor a se fazer para manter o site nas primeiras páginas é, sem dúvidas, ter um especialista em SEO que ajude a manter seu site atendendo à todas as demandas do Google.
É claro que para isso, você pode contar com a OJUTU. Temos aqui uma equipe que está constantemente trabalhando para melhorar a análise de SEO, e entregar os melhores resultados. Com a Ojutu, você terá um relatório mostrando todos os pecados capitais cometidos pelo seu site, e como corrigir todos eles. Ah, e estas correções que muitas vezes incluem o código HTML do site, são feitas por nós mesmos, garantindo que tudo sairá exatamente como orientado.
Além disso, trazemos as melhores palavras-chave para seu negócio, para que você possa incluí-las no seu site de forma moderada e assertiva. Se interessou? Chama a gente!