Site programado ou desenvolvido através de plugins?

Entenda as principais diferenças entre um site programado em CSS puro e um desenvolvido por programas prontos, os famosos "plugins".

Em uma rápida busca no Google sobre “como ter um site”, encontramos diversos tutoriais rápidos de como montar e publicar um website sem a necessidade de ter conhecimento sobre programação.

O que a maioria dessas plataformas tem em comum são os templates prontos, então basta escolher um modelo e preencher o conteúdo como quiser. Boa parte dessas plataformas são bem simples e intuitivas, bastando apenas alguns passos básicos para estar com seu site no ar. O problema é que na maioria das vezes, estes templates são feitos através de plugins.

Mas o que são plugins?

Plugins são folhas já previamente programadas, disponibilizadas geralmente através das plataformas de CMS (as plataformas como WordPress, Joomla, entre tantas outras), para que o usuário faça o download e as ative em seu site. Ou seja, alguém programou todo aquele template, fez diversas folhas de estilo para ele e depois disponibilizou de forma que o usuário possa realizar alterações limitadas, de acordo com o que for permitido, sem precisar realizar nenhuma alteração no código.

Assim, é muito fácil se pegar pensando “caramba, que genial! Posso ter um site de forma simples e rápida!”. E sim, é isso mesmo, mas antes de fazer seu site através de um plugin, é necessário levar em consideração os pontos negativos.

Pontos negativos dos plugins

Antes de aquele plugin ser disponibilizado para você daquela forma pronta, alguém precisou fazer linhas e mais linhas de código para que ele possa funcionar devidamente para todos os usuários, em todas as formas possíveis. E é este o problema.

Os templates muitas vezes carregam muito mais código do que o necessário para a utilização do modelo que você escolheu no seu site. Isso porque ele não consegue desvincular todas as opções que têm, liberando apenas aquelas que você escolheu usar. Uma vez que você escolha o seu modelo, todo o código que foi feito para que ele exista, em todas as suas variações, será carregado todas as vezes que você precisar abrir a página.

Isso faz com que o site fique muito pesado e, consequentemente, lento. Sites que demoram muito para carregar, com instabilidade nas imagens (sabe quando você abre um site e a imagem aparece de um tamanho e de repente fica no tamanho normal?) são considerados ruins pelos usuários, e acabam sendo evitados. O próprio Google evita mostrar nas primeiras páginas de buscas este tipo de site instável e lento.

Se o objetivo for criar um site que tenha muitos acessos, e apareça em boas posições nas buscas feitas pelos usuários em mecanismos de buscas, ele não pode ser lento e nem instável.

Quais as vantagens de ter um site programado em CSS?

Os sites programados tradicionalmente, através do CSS são sempre mais rápidos que os sites feitos através de plugins pelo simples fato de que não tem folhas e mais folhas intermináveis de código que não é aplicado no site. Pelo contrário, o site programado exclusivamente para você pelo CSS tem somente o código necessário para que seu site funcione perfeitamente, e isso o torna mais leve.

Os programadores se baseiam em um desenho do site, feito por um designer, e programam todos os recursos desejados e necessários e nada mais. Os sites programados exclusivamente para um cliente através do CSS não terão nenhuma linha de código além daquilo que é necessário, e por isso ele acaba ficando mais leve.

O qual a vantagem de ter um site programado em CSS da Ojutu?

Um site feito inteiramente através de plugins pode ser até 5x mais lento do que um site programado normalmente através de CSS, e um site programado através de CSS com o código da Ojutu é até 70% mais rápido e leve do que os demais sites feitos desta forma.

Assim, um site Ojutu é como um Tuatara da Shelby (o carro mais rápido do mundo, atingindo até 532km/h), enquanto um site programado em CSS, mas sem o código Ojutu seria um Mustang da Ford (que atinge até 250km/h). Já os sites feitos com os plugins podem acabar ficando como um belo Fusquinha 1300 da Volkswagen, que atinge sofridamente os seus 117km/h.